sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aplicações sem risco

O desenvolvimento do mercado de capitais criou um conjunto de oportunidades para os investidores e aforradores particulares. Ao invés dos tradicionais depósitos a prazo, muitos aforradores foram levados a investir em instrumentos financeiros, que têm conhecido uma sofisticação e exotismo crescentes.
Por sua vez, os bancos e instituições de crédito conheceram também uma alteração da sua ventente de negócio, com a diminuição das margens de intermediação no crédito e o aumento de comissionamento dos seus serviços.
Em períodos de crise, como o que se vive actualmente ocorre usualmente uma aumento da poupança dos particulares com a finalidade de se precaverem de possíveis eventos negativos no futuro. A este efeito, soma-se o crescimento da aversão ao risco que torna os depósitos mais atractivos face a outros instrumentos de poupança.
O mercado de produtos bancários nem sempre é concorrêncial, muitas vezes devido à inércia dos próprios clientes em mudar de instituição bancária, e assiste-se por vezes a elevados diferenciais das taxas de juro pagas nos vários bancos.
Para combater essa inércia, o Inovação Financeira e Investimento deixa alguns sitios na Internet onde podem ser encontradas as ofertas de produtos de poupança (depósitos a prazo) e as remunerações associadas.
Por exemplo, o sitio Economia e Finanças disponibiliza um ficheiro Excel com as taxas de juro praticadas nos diversos bancos em Portugal.

http://economiafinancas.com/taxas-de-juro-depositos-a-prazo/

Segundo essa lista, a média aritmética simples das taxas de juro para depósitos a 1 ano é de 2,85%. Atente-se, contudo, para a diferença entre a taxa de juro máxima e a taxa de juro mínima: 4,45%.

Dito isto, se é uma daquelas pessoas com depósitos a 1 ano com taxas inferiores a 2%, terá bastante a ganhar com uma prospecção juntos do seu banco ou de bancos concorrentes para rentabilizar as suas poupanças.

Outro site da internet que disponibiliza informação acerca dos depósitos a prazo é a Deco Proteste:

http://www.deco.proteste.pt/poupanca/

Poderá retirar várias dicas do site da Deco, não obstante algum da informação disponibilizada só estar disponível a sócios dessa instituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário