O MEDIP – Mercado Especial da Dívida Pública é um mercado regulamentado destinado à negociação electrónica por grosso de títulos da dívida do Tesouro Português (Obrigações do Tesouro - OT e Bilhetes do Tesouro - BT).
O MEDIP é um mercado de transacções por grosso entre especialistas, que negoceiam por conta própria, e em que a liquidez é suportada por obrigações de cotação de uma parte dos seus participantes – market makers. Além dos market makers podem ainda participar no MEDIP, market dealers.
Os market makers têm a obrigação de manter cotações firmes de compra e venda no sistema, durante um mínimo de cinco horas diárias, para um conjunto de títulos líquidos. As propostas dos market makers estão sujeitas a um limite mínimo de quantidade e a um spread bid/offer máximo, pré-estabelecidos. Os market dealers podem apenas negociar com base nos preços dos market makers, i.e., poderão apenas aceitar propostas dos market makers.
Com o o advento da crise da dívida soberana este mercado conheceu uma queda acentuada das transacções. Comparando o primeiro semestre de 2010 com o primeiro semestre de 2001, verifica-se uma queda superior a 73%. A redução brusca da liquidez poderá reflectir-se num maior prémio liquidez requerido pelos investidores, pois poderão antecipar antecipar maiores dificuldades em vender as obrigações do tesouro por um valor justo.
Sem comentários:
Enviar um comentário