terça-feira, 12 de julho de 2011

Restruturação ou re-escalonamento: Impacto nas contas do sistema financeiro



A contabilização das obrigações soberanas nos balanços dos bancos poderá ser realizada de quatro formas:

(i) marked to the market (ou seja, ao preço de mercado);
(ii) AFS - Available for Sale\Disponível para venda;
(iii) Held to maturity (Manutenção até à maturidade);
(iv) Empréstimos e Recebimentos.

A classificação das obrigações soberanas poderá afectar o impacto da restruturação ou reescalonamento da dívida nos rácios TIER 1.

De facto, a restruturação poderá desencadear imparidades nas obrigações detidas pelos bancos, sendo esse impacto superior na classificação contabilística (iii). As imparidades poderão cristalizar as perdas para efeitos dos requesitos de capital.

Já o rescalonamento ou extensão da maturidade com a manutenção das taxas de juro teria impactos reduzidos ou mesmo negligenciáveis nas imparidades das contas referentes a obrigações a manter até à maturidade.

É de assinalar que alguns bancos começaram ao longo de 2010 a re-classificar as suas obrigações de AFS para HTM, o que poderá reduzir imparidades mas não evitá-las. Não obstante, as estatísticas mostram que a maioria dos bancos europeus classificam as obrigações soberanas na categoria Disponível para venda, o que poderá despoletar fortes imparidades e ameaçar a solvência dos sistema financeiro europeu em caso de incumprimento.

Os resultados dos stress tests dos bancos chegam no final da semana. Terão incorporado estes riscos?

1 comentário:

  1. Este artigo contém um erro grande:

    A reestruturação a ocorrer provocará imparidades superiores nas classificações contabilísticas (iii) e (iv) ... dado que nestas classificações a imparidade acumulada até à data é zero ... pois o argumento é que as obrigações serão detidas até à maturidade. Ora numa reestruturação com um haircut no valor nominal da obrigação a imparidade que será registada na classificação (iii) será maior que nas classificações (i) e (ii) já que estas têm vindo a ser ajustadas ao preço do mercado.

    ResponderEliminar